18 anos de Compostagem até a Humi (Morada da Floresta)

Por que usamos as minhocas californianas?

As minhocas californianas, especificamente as espécies Eisenia andrei e Eisenia fetida, são amplamente utilizadas em composteiras residenciais e sistemas de compostagem devido às suas características únicas que as tornam excepcionalmente…
, ,

Qual a diferença entre a Vermicompostagem e a Compostagem Termofílica?

Você sabe da diferença entre a Vermicompostagem e a Compostagem Termofílica?Ambas as técnicas transformam restos de alimentos em adubo e são processos aeróbicos de decomposição dos alimentos. Além do oxigênio, também necessitam…
,

Vai viajar? Veja essas dicas para sua HUMI

Está chegando o período de férias e festas e nada como tirar alguns dias de folga no ano para curtir uma viagem, seja sozinho, em casal, em família, ou na companhia de amigos.Mas antes de cair na estrada é importante tomar alguns cuidados…

Cuidados durante o inverno com a sua composteira

No inverno, o metabolismo das minhocas diminui. Elas são animais que regulam sua temperatura interna de acordo com o meio.Isso significa, que a geração de húmus e a reprodução delas pode ser afetada. Confira algumas dicas…
HumiBox - Compostagem Profissional

HumiBox

Com a HumiBox, sua organização economiza em logística, produz adubo, reduz as emissões de carbono e impacta positivamente o planeta.Você sabia que, no Brasil, cerca de 100 mil toneladas de resíduos orgânicos são depositados todos…

Compostagem em Condomínios

Além da Composteira Humi, realizamos projetos e oferecemos assessoria para implementação de compostagem in loco em grandes geradores, como empresas, restaurantes, indústrias, etc. Um dos nossos perfis de clientes são condomínios empresariais…
ReSemana da Compostagem 2021 (Morada da Floresta)
,

ReSemana da Compostagem 2021

Aproveitando o clima da Semana Internacional da Conscientização sobre Compostagem (ICAW), criamos a ReSemana da Compostagem para oferecer lives com conteúdos, dicas e diálogos sobre compostagem, sem conflito de agendas. Assim as pessoas…
Reportagem para Globo Rural

Morada da Floresta no Globo Rural

Nem tudo que sobra da nossa cozinha ou da horta precisa ir para o lixo. Já sabemos que muita gente aproveita o lixo orgânico para fazer compostagem em pequenas caixas pois é uma maneira de reciclar o lixo e produzir adubo caseiro.Entretanto,…
Live Composta Brasil #08 - com Rodrigo Sabatini

Lives Composta Brasil

Você sabia que mais da metade dos nossos resíduos domésticos são orgânicos? A notícia ruim é que quase todos esses resíduos orgânicos ainda são destinados aos lixões e aterros sanitários, gerando custos econômicos, ambientais…
Minhocário bem manejado não atrai mosquitos

Minhocário bem manejado não atrai mosquitos

Fazendo o manejo correto... cobrindo os alimentos direitinho, o minhocário não atrai mosquitos. Não precisa de capa de TNT nem de tule!Ao colocar os restos de alimentos no minhocário, os mesmos devem ser completamente cobertos com a…
Morada da Floresta lança composteira com BOPP reciclado (Folha de São Paulo)

Morada da Floresta, 11, lança composteira com BOPP reciclado

  Empresa insere laminado de embalagens de alimentos na composição das novas peças plásticas Leve, moldável, resistente mesmo lâminas finas, impermeável, fácil de imprimir. As qualidades fazem com que o BOPP, a sigla para…
Live com Bela Gil e Cláudio Spínola sobre compostagem e reciclagem

Lançamento da Composteira Humi Mãe Terra – 100% BOPP reciclado

Lançamento da Composteira Humi produzida totalmente com BOPP reciclado das embalagens da Mãe Terra!  Esse encontro visa unir a cultura da compostagem doméstica e reciclagem à bandeira do alimentos orgânicos!
Nova composição da Composteira Humi (longa vida e BOPP)

Nova composição da Composteira Humi (longa vida + BOPP)

Durante o desenvolvimento da Composteira Humi, projetamos os moldes para conseguirmos produzir as composteiras com o plástico/alumínio das embalagens longa vida.Na época do desenvolvimento da Humi (2015), ainda havia pouca reciclagem…
Composteira Humi expandida (Morada da Floresta)

Diferenciais da Composteira Humi em relação às convencionais

A Composteira Humi foi projetada com riqueza em detalhes para facilitar a prática da compostagem doméstica, melhorar a experiência de uso, harmonizar esteticamente com o ambiente e melhorar o bem estar das minhocas. Nessa publicação…
Fique em casa e diminua seu lixo com compostagem (Folha de São Paulo)

Quarentena é bom momento para começar a compostar

No dia 03/04/2020, Mara Gama publicou a matéria Fique em casa e diminua seu lixo com compostagem no site da Folha de São Paulo refletindo sobre esse momento da quarentena em que as pessoas estão lidando mais diretamente com os resíduos produzidos…
Buraco para acomodar os resíduos orgânicos

Dicas de compostagem que fazem toda a diferença

Há algumas dicas de compostagem que fazem toda a diferença! Nesse artigo apresentamos dicas preciosas de como colocar os resíduos orgânicos na Composteira Humi utilizando menos serragem e ocupando menos espaço.Quanto mais tempo demoramos…
Composteira Humi no Programa Mais Você (Morada da Floresta)

Aprenda a transformar “lixo” orgânico em adubo caseiro

A mensagem da compostagem doméstica chegou para muitos em 28/08/2019. Nesse dia foi ao ar no programa Mais Você da Ana Maria Braga, como fazer compostagem em casa ou apartamento e transformar os resíduos orgânicos em húmus.
Paulo Betti convida para projeto em Rancho Queimado

Rancho Queimado doará 1.000 Composteiras Domésticas

R4 – Rancho Reduz, Recicla, Recomeça é um projeto do município de Rancho Queimado (SC) que vai distribuir 1.000 kits composteiras domésticas Humi para os moradores do município. Dessa forma, a prefeitura estimulará a gestão compartilhada…
Composteira Humi no Brasil Design Award 2018 2

Premiações da Humi – Brasil Design Award 2018

A Composteira Humi recebeu a Medalha de Prata na categoria Design de Impacto Positivo do Brasil Design Award 2018 (principal premiação do design brasileiro). Além disso, também recebeu o troféu por ter sido o projeto mais votado na…
Shortlist Brasil Design Award 2018

Composteira Humi no BRASIL DESIGN AWARD 2018

A Composteira Humi está na shortlist dos finalistas do BRASIL DESIGN AWARD 2018 (prêmio de design da Associação Brasileira de Empresas de Design).Categoria: DESIGN DE IMPACTO POSITIVO Subcategoria: Design de ProdutoOs Vencedores…
Ebook_compostagememcondominios

Ebook – compostagem em condomínios

Elaboramos o E-book Compostagem em Condomínios para ajudar aqueles que pretendem implementar a compostagem em seu condomínio.Ele conta com tudo que é essencial saber e necessário pensar para implementar a compostagem em conjunto com…
Desenho de plantas em recipientes

Dicas para plantar em vasos e recipientes

Enquanto o húmus que você tirou do minhocário descansa para ser usado no plantio, você já pode preparar os materiais que você usará.São infinitas as possibilidades de recipiente para o plantio. Tudo depende do tipo de planta que…
Como retirar o húmus da Composteira Humi

Duas maneiras de retirar o húmus do minhocário

A retirada do húmus da Composteira Humi é muito simples! Há 2 duas maneiras que recomendamos.A primeira consiste em apertar o conteúdo da caixa cheia na parte da frente (parede com o adesivo da minhoca) ao invés de retirar o húmus…
Ciclo da Larva da Mosca Soldado (Morada da Floresta)

Ciclo da Larva da Mosca Soldado (Hermetia illucens)

Apesar da mosca soldado ser inofensiva para o ser humano, uma infestação de suas larvas (também conhecidas como bigatos) pode fazer suas minhocas sumirem! Uma mosca soldado pode colocar de 500 à 900 ovos, que eclodem em aproximadamente 4 dias.
Larvas de Mosca Soldado

Dicas para tirar larvas de mosca soldado (Hermetia illucens)

Em algum momento da jornada de quem faz compostagem com minhocas, pode acontecer de aparecer as larvas de mosca soldado, também conhecidas como bigatos. Elas competem com as minhocas e podem fazê-las sumirem do seu minhocário.
Como resolver infestações de drosófilas e mosquitos

Dicas para resolver infestações de drosófilas e mosquitos

Um mosquitinho ou outro na composteira ou minhocário não é um problema. Mas quando a população desses insetos voadores aumenta e vira uma infestação, eles incomodam muito! Para evitar as infestações acontecerem é importante entender por que elas ocorrem, e cuidar ao máximo para não dar brechas.
Adubo sólido

O que fazer com o composto da primeira colheita?

Por ainda haver poucas minhocas no sistema, é possível que no momento da primeira colheita, parte do adubo ainda não esteja finalizada. Desta forma, recomendamos armazená-lo em um saco de ráfia protegido do sol e da chuva por 30 dias…
Minhocas na Composteira Humi (Morada da Floresta)

Passo a passo para a primeira colheita do húmus

No início, quando ainda há poucas minhocas, a compostagem demora um pouco mais para acontecer. Nas primeiras trocas, é normal haver serragem na hora de tirar o húmus. Na medida em que a população de minhocas aumenta, a tendência é de…
Como colocar os resíduos no minhocário

Misture serragem ao colocar muitos alimentos de uma vez

Muitas pessoas possuem um baldinho de resíduos orgânicos com mais de 5L. Para essa quantidade ou mais, recomendamos misturar um pouco de serragem nos restos de alimentos antes cobri-los.Quando se coloca muitos resíduos de uma vez no minhocário,…
Melhor maneira de colocar os resíduos no minhocário

Melhor maneira de colocar os resíduos no minhocário

Compartilhamos nessa postagem a melhor forma de colocar os resíduos orgânicos no minhocário. Esse procedimento usa menos serragem e garante a cobertura completa dos alimentos.
Bichinhos benéficos na Vermicompostagem (Morada da Floresta)

Bichinhos benéficos da Vermicompostagem

Nem todos os bichinhos que aparecem em sua vermicomposteira são do mal!Muitos ajudam no processo biológico da compostagem e são benéficos, mas trazem medo e dúvidas quando aparecem no minhocário. Para facilitar na identificação desses…
Adubo líquido

Dicas de uso do adubo líquido

Quando o fluxo de produção de líquido engatar, a partir do segundo mês, recomendamos que você esvazie a coletora uma vez por semana ou quinzenalmente. Sugerimos até você colocar um alarme no domingo para se lembrar de abrir a torneira…
Troca de posicao das caixas

Primeira troca de posição das caixas

Quando a caixa de cima estiver completamente cheia, será o momento de fazer a primeira troca de posição das caixas digestoras! A caixa cheia vai para baixo e a vazia para cima. O procedimento é fácil, mas algumas dúvidas são frequentes.…
Humi com torneira

A Composteira não está produzindo adubo líquido

Além da dúvida em relação às gotas na tampa, outra dúvida muito comum é em relação ao tempo de produção do adubo líquido. Muitos estranham o fato de não sair líquido pela torneira no primeiro mês. Se isso está acontecendo com…
Diferença entre serragem e demais materiais

Diferença entre serragem e demais matérias secas

Apresentaremos neste post os motivos da serragem ser o melhor material para cobrir os restos de alimentos depositado na Composteira Humi.Por ela ser dura, ela proporciona a oxigenação do sistema, acelerando a compostagem e evitando odores.…
Gotinhas na tampa da Composteira Humi

Gotinhas e minhocas na tampa, o que fazer?

Quando as pessoas começam a fazer a compostagem com minhocas, é muito comum surgirem dúvidas e inseguranças em relação ao processo da compostagem.A principal dúvida que surge nessa fase está relacionada à umidade no interior do…
Kit com 4 pacotes de serragem para compostagem doméstica da Morada da Floresta

Usar apenas serragem por pelo menos 3 meses

Mais de 90% dos casos de infestação de mosquitos e larvas, o motivo foi a falta de cobertura adequada dos resíduos orgânicos com matéria seca.
Como evitar infestação na composteira

Como evitar infestação na composteira

Se você já passou na pele pelo drama de ter uma infestação no minhocário, não se sinta só! Apesar da aparente simplicidade, são raras @s composteir@s que nunca tiveram uma infestação.
Como montar a Composteira Humi (Morada da Floresta)

Como montar a composteira Humi

Dicas de como montar a composteira Humi IMPORTANTE Desde julho de 2018, tiramos a mistura de húmus/composto + serragem do nosso Kit Compostagem, visto uma parte do húmus descia para a coletora pelos furos da digestora. A digestora…
18 anos de Compostagem até a Humi (Morada da Floresta)

18 anos de compostagem até a Humi

Em 1999 iniciamos a prática da compostagem doméstica na Morada da Floresta. Durante 8 anos os nossos resíduos orgânicos foram compostados em baias e tonéis de 200 litros que ficavam no fundo do quintal.Em 2007, adquirimos…