Troca de posicao das caixas

Quando a caixa de cima estiver completamente cheia, será o momento de fazer a primeira troca de posição das caixas digestoras! A caixa cheia vai para baixo e a vazia para cima. O procedimento é fácil, mas algumas dúvidas são frequentes. Fizemos este post para responder às dúvidas mais comuns:

 

1- Posso encher a caixa até a boca ou devo parar na linha que fica abaixo dos furos das paredes laterais da caixa?
Você pode encher a caixa até a boca, mas atenção: os furos laterais NÃO podem ficar obstruídos! Quando a caixa estiver embaixo, os furos laterais serão as principais entradas de oxigênio na caixa. Esse oxigênio é fundamental para as minhocas!

2- Se eu preferir encher a caixa até a boca, como liberar o fluxo de ar dessa caixa que descerá?
Abra um espaço entre a serragem e os furos, afastando a serragem para o meio da caixa. O ancinho de jardinagem é uma ferramenta ótima para essa tarefa! Faça isso SEMPRE que trocar as caixas de posição.

Afaste a serragem dos furos laterais

3- Devo lavar a coletora?
Como a saída da torneira está abaixo do nível, o húmus que cai na coletora tende a ser direcionado para a torneira. Recomendamos lavar a coletora SEMPRE que trocar as caixas de posição. Esse procedimento evita o entupimento da torneira.

4- Como lavar a coletora?
Jogue água na coletora, abra a torneira da Humi e deixe a água limpar a peça internamente, até o fluxo ficar completamente livre. Use apenas água! Não precisa usar produtos de limpeza. Se você possui uma torneira externa, ótimo! Você também pode lavar no tanque, mas se não for possível, coloque um balde embaixo da torneira da Humi para não molhar o chão. Nesse caso, jogue a água com uma jarra ou regador sem o “chuveirinho”.

5- O que fazer após liberar os furos laterais da digestora e lavar a coletora?
Coloque a caixa cheia sobre a coletora, encaixe o anel e coloque a caixa vazia por cima.

6- Devo forrar o fundo da caixa vazia que acaba de subir?
Forre o fundo dessa caixa com a matéria vegetal seca que estiver mais disponível para você. Pode ser folhas, palha, grama ou serragem. Na falta de matéria vegetal, você pode forrar com papelão picado. O papelão deve ter o mínimo de tinta possível, e NÃO pode ser plastificado.

7- Devo colocar minhocas na caixa que acaba de subir?
Não há necessidade. Nas próximas semanas, na medida em que você colocar os restos de alimentos na caixa, várias minhocas serão atraídas e migrarão para a essa caixa. Como há muito alimento na caixa de baixo, muitas minhocas continuarão por lá… e pouco a pouco elas povoarão as duas caixas!

 

Esperamos que essas informações te ajude nessa etapa!

Sigamos juntos rumo à compostagem, ajudando a transformar os resíduos orgânicos em adubo natural!

Deixe seu comentário
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *