Humi com torneira

Além da dúvida em relação às gotas na tampa, outra dúvida muito comum é em relação ao tempo de produção do adubo líquido. Muitos estranham o fato de não sair líquido pela torneira no primeiro mês. Se isso está acontecendo com você, não se preocupe. Está tudo normal!

Parte da umidade dos alimentos é absorvida pela serragem e o excesso inicialmente evapora. Porém, por ser um sistema fechado, a umidade que evapora condensa na tampa até o momento em que essa unidade satura e começa a pingar.

Nesse momento, todo o líquido que escorre da tampa, passará pelos resíduos orgânicos e húmus já produzido. Na medida em que a umidade desses materiais satura, o líquido passa a escorrer para a coletora levando nutrientes dos alimentos e do húmus de minhoca.

Coletora Humi
A velocidade como esse processo acontece depende da quantidade e das características dos resíduos orgânicos colocados na Humi. Quanto mais resíduos úmidos, mais rápido isso acontece. Normalmente o adubo líquido é coletado pela primeira vez apenas no segundo mês de compostagem.

Mas olha só… não precisa ter ansiedade! Depois que você coletar o adubo líquido pela primeira vez, o fluxo será constante e você coletará muitos litros ao longo da jornada! Muito provavelmente, você dará adubo de presente para amigos e também para a sua sogra!

Vale a pena esperar!

Deixe seu comentário
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *