Diferença entre serragem e demais materiais

Apresentaremos neste post os motivos da serragem ser o melhor material para cobrir os restos de alimentos depositado na Composteira Humi.

Por ela ser dura, ela proporciona a oxigenação do sistema, acelerando a compostagem e evitando odores. A serragem também possui o tamanho ideal para criar uma barreira física para impedir a atração e o acesso dos mosquitos aos alimentos.

Outra característica favorável é que, diferentemente das folhas, que são naturalmente impermeáveis, a serragem absorve e equilibra a umidade interna do minhocário.

Quando os alimentos são cobertos com folhas, o ambiente interno tende a ficar mais úmido que o recomendável, proporcionando um ambiente favorável à atração de mosquitos e desenvolvimento de larvas.

Pacote de Serragem da Morada da Floresta
Ao longo dos anos, percebemos que quando a cobertura dos restos de alimentos é feita com folhas, palhas ou gramas, a probabilidade de acontecer infestação de drosófilas, outros mosquitinhos e/ou larvas de mosca soldado é muito maior que quando a cobertura é realizada com serragem.

Também percebemos que os primeiros meses de compostagem são cruciais para engajar ou desestimular uma pessoa que está compostando pela primeira vez.

Pelas vantagens da serragem em relação às folhas, palhas ou gramas, recomendamos aos iniciantes a usarem apenas serragem durante os 3 meses iniciais, e apenas depois experimentar o uso de outros materiais.

Havendo dificuldade de conseguir serragem, vocês podem adquirir serragem na loja virtual da Morada da Floresta. 

Kit 4 Pacotes de Serragem da Morada da Floresta
Posteriormente a esses 3 meses, caso queira usar outro tipo de matéria seca, sugerimos inicialmente misturar com 50% de serragem para apenas depois usar 100% de outro material. Nesse caso, sempre com a consciência de que o cuidado e atenção precisará ser redobrado.

Esperamos que essa explicação tenha ajuda e esclarecido os motivos que recomendamos o uso de serragem para cobrir os restos de alimentos depositados no minhocário.

Deixe seu comentário
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *