Gotinhas na tampa da Composteira Humi

Quando as pessoas começam a fazer a compostagem com minhocas, é muito comum surgirem dúvidas e inseguranças em relação ao processo da compostagem.

A principal dúvida que surge nessa fase está relacionada à umidade no interior do minhocário. Muitas pessoas estranham as gotas que se acumulam na tampa e nas paredes, e acham que estão fazendo algo errado.

Frutas, verduras e legumes possuem muita umidade! Parte dessa umidade será absorvida pela serragem e outra parte tenderá a evaporar. Porém, por ser um sistema fechado, é natural que essa umidade se condense na parte interna da tampa e das paredes do minhocário.

Depois de alguns dias (ou semanas) essas gotinhas descerão e se transformarão no adubo líquido que será retirado pela torneira da sua coletora.

Se a tampa do seu minhocário estiver como a tampa dessa foto, não se preocupe. Está tudo normal!

Outra dúvida muito comum é em relação às minhocas que passeiam pelo interior da caixa… normalmente nas paredes e na tampa. Muitos pensam que elas estão querendo fugir.

O fato de haver minhocas nas paredes e na tampa é completamente normal, não precisa se preocupar. Por ser um ambiente escuro, as minhocas estão a vontade para explorar o espaço interno das caixas. Um detalhe importante é que, apesar de viverem na terra, as minhocas também precisam de oxigênio para viver.

Se por acaso você encontrar uma ou outra minhoca fora do minhocário, provavelmente foi um acidente. Elas devem ter saído da caixa sem querer (provavelmente a noite, quando estava tudo escuro), caíram no chão e não conseguiram voltar. Se ainda estiverem vivas, coloque-as de volta na Humi. Elas irão agradecer!

Deixe seu comentário
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *