Larvas de Mosca Soldado

Em algum momento da jornada de quem faz compostagem com minhocas, pode acontecer de aparecer as larvas de mosca soldado, também conhecidas como bigatos. Apesar dessas larvas também contribuírem com o processo da compostagem e serem inofensivas para o ser humano, elas competem com as minhocas e podem fazê-las sumirem do seu minhocário.

Isso já aconteceu conosco, e já vimos muitos clientes perderem as minhocas devido a infestação dessas larvas. Para preservar as minhocas, recomendamos tirar as larvas de mosca soldado sempre que as encontrar. Conheça as fases e o ciclo da larva de mosca soldado.

Como acessamos quase que diariamente o minhocário, se tivermos um olhar atento, conseguiremos identificar as larvas de mosca soldado ainda em fase de crescimento. Ao identificá-las, pegue uma pazinha de jardinagem tire o conteúdo onde as larvas estão concentradas.

Normalmente elas ficam aglomeradas e não é muito difícil tirar quando estão juntas. Para isso, recomendamos não demorar muito nessa operação, pois elas se locomovem com muita rapidez e em poucos minutos podem se espalhar pelo minhocário, dificultando sua retirada.

Larvas de mosca soldado

Como as larvas não gostam de luz, na medida em que abrimos o minhocário e cavucamos para encontrá-las elas terão uma tendência a “mergulharem” e se espalharem na matéria orgânica em decomposição. Se isso acontecer, melhor parar e deixar a “caçada” para outro momento. Por esse motivo, recomendamos se preparar antes de iniciar a caçada. Deixe a pazinha e o recipiente (ou saco plástico) onde você colocará as larvas, à mão.

Ao abrir o minhocário, abra pequenos buracos com uma pazinha de jardinagem para encontrar o local onde as larvas estão concentradas. Ao encontrá-las, tire-as com a matéria orgânica que elas estão comendo e coloque-as no recipiente ou saco plástico. Tente fazer esse procedimento rapidamente, antes de elas se espalharem. Tire o máximo de larvas que conseguir. Veja nesse vídeo como fazer o procedimento.

Após fazer essa operação, revolva um pouco o conteúdo do minhocário tanto para oxigenar como para ver se ainda há alguma larva perdida na matéria orgânica. Em relação ao que fazer com as larvas, se você tiver galinhas ou outros animais que gostam de bigatos, uma opção e dar para eles comerem. Se seu quintal é visitado por pássaros, você também pode deixar esse super banquete disponível para os pássaros pegarem. Nesse caso, deixe em um local protegido e sem acesso a terra, para eles não fugirem nem se esconderem na terra. Outra opção é dar um nó no saco  e colocar no recipiente dos rejeitos.

Deixe seu comentário
2 respostas
  1. Isabel Levy
    Isabel Levy says:

    Vi que pode ser feita uma armadilha para as larvas colocando no minhocário um pote com 100 ml de vinagre, 1 col açucar e 1 col de detergente. Funciona mesmo? Não é prejudicil às minhocas?

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *