Como resolver infestações de drosófilas e mosquitos

Um mosquitinho ou outro na composteira ou minhocário não é um problema. Mas quando a população desses insetos voadores aumenta e vira uma infestação, eles incomodam muito! Para evitar as infestações acontecerem é importante entender por que elas ocorrem, e cuidar ao máximo para não dar brechas.

A maioria das infestação de drosófilas e outros mosquitinhos no minhocário acontece quando os alimentos não são cobertos adequadamente com a matéria seca e os alimentos ficam disponíveis. Porém, também há outros motivos que ocasionam infestações. Para facilitar, relacionamos a seguir os principais motivos das infestações de drosófilas e outros mosquitinhos.

Principais motivos das infestações

1- Alimentos disponíveis dentro do minhocário

A cobertura inadequada dos alimentos dentro do minhocário é o principal motivo das infestações. Percebemos que muitos tentam economizar na serragem e acabam deixando alimentos expostos dentro do minhocário. Além de cumprir a função de criar espaços vazios para promover a oxigenação interna, equilibrar a umidade e evitar o “empapamento” dos resíduos orgânicos úmidos; a cobertura da serragem possui a importante função de isolar os alimentos do ambiente externo. Alimentos bem cobertos não atrai mosquitos, e se eventualmente alguns mosquitos entrarem no minhocário, eles não conseguirão acessar os alimentos. Para quem pretende usar folhas ao invés de serragem, elas devem estar bem secas, em pedaços pequenos e em muita quantidade. Folhas grandes não protege os alimentos dos mosquitos, por esse motivo, elas devem ser trituradas ou picadas antes de serem usadas. Diferentemente de outros insetos e animais, as drosófilas e outros mosquitinhos não “fuxicam” o material para acessar os alimentos, mas eles pousam quando os alimentos estão disponíveis.

2- Alimentos disponíveis no baldinho da pia da cozinha

Outro ponto de possível atração e fonte de alimentos para os mosquitos é o baldinho de resíduos orgânicos que fica na pia. Como no dia a dia não colocamos serragem para cobrir os alimentos do baldinho, nesse caso é a tampa que cumpre a função proteger os alimentos dos mosquitos. Desta forma, o baldinho da pia deve ter uma tampa que fecha bem,  e preferencialmente fácil de abrir. Baldinhos de tampa basculante não devem ser usado para os resíduos orgânicos, pois sempre há espaço de acesso para entrada dos mosquitos. Baldinhos com frestas no encaixe da tampa com o balde, também devem ser evitado. Bandinhos sem tampa, nem pensar!

3- Frutas muito maduras ou estragadas na fruteira

Muitas frutas como banana, mamão, melão e outras, quando maduras naturalmente atraem drosófilas. Nesses casos, as frutas devem ser lavadas antes de serem colocadas no baldinho. Caso contrário, a probabilidade de inserir mosquitos no baldinho e posteriormente levá-los para o minhocário, é bem alta! Se você encontrar alguns mosquitinhos nas frutas, lave-as antes de colocá-las no baldinho. Se a quantidade for muita, melhor nem levar para o baldinho e minhocário

4- Excesso de umidade

Minhocário muito úmido também tende a atrair mosquitinhos. O uso de folhas ao invés de serragem tende a deixar o ambiente interno do minhocário mais úmido que o adequado. Por ser porosa, a serragem absorve mais umidade e contribui consideravelmente para o equilíbrio da umidade interna do minhocário. Como as folhas são naturalmente impermeáveis, elas absorvem pouca umidade para si. Para as folhas equilibrarem a umidade interna como a serragem, elas devem ser usadas em mais quantidade e bem secas. Outro motivo de excesso de umidade é manter o composto líquido da coletora por muito tempo. Muito líquido armazenado aumenta a umidade interna do sistema.

Dicas para resolver as infestações

Dica 1- Isolar os alimentos dentro do minhocário

Uma maneira simples e rápida de resolver a infestação é isolar os alimentos do ambiente externo. Esse isolamento pode ser feito com cinza (fogueira, lareira, pizzaria a lenha), que por ser bem fina elas conseguem cobrir completamente os alimentos; ou com uma camada grossa de serragem. O objetivo dessa ação é impedir o acesso dos mosquitos aos alimentos.

Certa vez, ao chegarmos de viagem, nos deparamos com uma infestação de drosófilas no minhocário pedagógico devido a alimentos mal cobertos na caixa de cima. Para resolver a infestação, fizemos uma camada grossa de serragem para isolar e impedir fisicamente o acesso dos mosquitos aos alimentos.

Dica 2- Se for possível, troque as caixas de posição

Feito esse isolamento na caixa infestada, se a caixa de baixo estiver vazia ou com o processo de compostagem já adiantado, troque as caixas de posição. Devido ao encaixe das caixas da Humi ser justo, normalmente os mosquitos ficam presos na caixa de baixo e acabam morrendo antes das posições das caixas serem trocadas novamente.

Dica 3- Retire constantemente as larvas

Normalmente a infestação de mosquitos também está associada a uma infestação de larvas do mesmo mosquito. As larvas de drosófilas e outros mosquitinhos são branquinhas e pequenas, medindo em torno de 4mm quando em estágio avançado.  Elas gostam de ficar nas paredes ou na tampa da caixa superior, e isso facilita a retirada nas mesmas. Para isso, pegue papel higiênico ou papel toalha e tire todas as larvas que encontrar. Repita esse procedimento por pelo menos 3x ao dia durante uma semana, até não encontrar mais larvas. Quanto mais visitas ao dia você fizer ao minhocário para tirar as larvas, mais rápido você resolverá a infestação.

Dica 4- Ao tirar as larvas, mate os mosquitos

Normalmente quando há larvas, também há mosquitos. Já que você visitará o minhocário por pelo menos 3x ao dia para eliminar as larvas, aproveite para eliminar também os mosquitos que encontrar no minhocário e arredores. A raquete elétrica é um instrumento muito eficiente para isso! Se você ainda não tem uma raquete elétrica, vale a pena comprar. Se houver outros focos de mosquitos na sua casa, mate-os também. Em momentos de infestação é importante controlar todos os focos.

Fazendo as Dicas 3 e 4 durante uma semana de uma maneira intensiva, provavelmente você conseguirá resolver a infestação em 7 dias.

Dica 5- Utilize Extrato de Neem

O Extrato de Neem compromete e interrompe o ciclo de reprodução do inseto. Quando um inseto entra em contato com o neem, seus ovos não evoluem. O Neem é interessante por ser natural e por não prejudicar as minhocas, mesa ele pode ser nocivo para outro insetos benéficos para a compostagem.

Dica 6- Pare de colocar alimentos por 2 semanas

Se mesmo após você aplicar as dicas acima, a infestação não for resolvida, recomendamos você parar de colocar resíduos no minhocário por pelo menos 2 semana até não ver mais mosquitos rodaeando a composteira.

Dica 7- Aplique óleo de citronela no lado de fora da Humi

Após resolver a infestação, caso sinta necessidade, aplique óleo de citronela na parte externa do minhocário. Além de deixar um cheirinho agradável, o óleo de citronela afastará as drosófilas do seu minhocário.

 

Acesse a loja virtual da Morada da Floresta para adquirir a sua Humi:

https://loja.moradadafloresta.eco.br/humi-11

Deixe seu comentário
4 respostas
  1. Dayane
    Dayane says:

    Tem aparecido uma infestação de insetos no piso no entorno do minhocário. Sao tão pequenos que cheguei a confundir com pó. Só depois de prestar muita atenção que os vi andando e até pulando. O movimento é muito rápido, eu limpo o piso branco e poucos minutos eles reaparecem em bando. Dentro do minhocário aparentemente as minhocas estão bem, mas tem muitos ácaros oribatideos, acho q colêmbolos em excesso…

    Responder
    • Claudio
      Claudio says:

      Olá Dayane, tudo bom?
      Esses bichinhos são ácaros. Eles são super benéficos para a compostagem. Vocês podem varrer e devolvê-los para o minhocário.

      Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *