Adubo sólido

Por ainda haver poucas minhocas no sistema, é possível que no momento da primeira colheita, parte do adubo ainda não esteja finalizada. Desta forma, recomendamos armazená-lo em um saco de ráfia protegido do sol e da chuva por 30 dias antes de ser usado no plantio.

Também é possível que parte da serragem ainda esteja intacta. Nesse caso, recomendamos separar a serragem para usá-la novamente para cobrir os alimentos. Assim você aumentará seu estoque de serragem. Na medida em que a população de minhocas aumentar, a tendencia será de haver menos serragem e mais húmus de minhoca.

Depois dos 30 dias de descanso, você poderá usar o composto tanto para adubar diretamente as plantas como para revitalizar vasos e melhorar terras enfraquecidas para serem usadas em novos plantios.

Adubo líquido
PARA ADUBAR AS PLANTAS

Faça alguns furos na terra com uma ferramenta pontiaguda. Coloque alguns punhados do composto no ‘pé’ da planta e embaixo da “copa” com uma camada de 2 a 3 centímetros de composto. Se possível, cubra o adubo com folhas para preservar os nutrientes e a fauna presentes no composto. Com a chuva ou rega, os nutrientes descerão para a terra. A cobertura de folhas preservará a umidade e os nutrientes recém absorvidos pela terra.

PARA REVITALIZAR VASOS E MELHORAR TERRAS FRACAS

Faça uma mistura do composto + areia média + terra fraca aproximadamente na mesma proporção. Após a homogeneização da mistura, coloque-a novamente no local a ser plantado. Em caso de vasos, coloque argila expandida no fundo e separe-a da mistura com um pedaço de tecido para facilitar a drenagem da água.

Deixe seu comentário
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *