Minhocas na Composteira Humi (Morada da Floresta)

No início, quando ainda há poucas minhocas, a compostagem demora um pouco mais para acontecer. Nas primeiras trocas, é normal haver serragem na hora de tirar o húmus. Na medida em que a população de minhocas aumenta, a tendência é de haver menos serragem no momento da colheita do húmus. Segue algumas dicas para esse momento em que o húmus ainda não está pronto para ser retirado:

  1. Deixe a caixa destampada para as minhocas mergulharem para fugir da luz.
  2. Quando não houver mais minhocas na superfície, tire a serragem que está por cima e deixe-a separada para usar novamente.
  3. Mexa um pouco no húmus que estará por cima para as minhocas mergulharem um pouco mais para se protegerem e espere alguns minutinhos.
  4. Com uma pazinha, raspe o adubo que estiver por cima e coloque no saco ou recipiente onde você guardará o adubo. Na medida em encontrar minhocas, separe-as para devolvê-las depois para a caixa.
  5. Quando chegar na camada que ainda estiver em processo de degradação, mexa novamente para as minhocas mergulharem um pouco mais.
  6. Empurre esse conteúdo para a parede da frente da caixa (a que tem o adesivo da minhoca) para abrir espaço na caixa para colocar os próximos resíduos. Mantenha apenas uma camada de 5 a 7cm de altura desse material no fundo da caixa.
  7. Coloque os próximos resíduos nesse espaço livre criado na caixa. Enquanto você enche esse espaço, as minhocas terminam de comer o material que ainda não estava finalizado.
  8. Quando esse espaço estiver completamente preenchido, tire o material que ficou “espremido” na parte da frente da caixa. Por ter ficado mais tempo na caixa, a compostagem desse material estará mais avançada. Provavelmente, com poucas minhocas, pois boa parte delas migraram para os alimentos novos.
  9. Na medida em encontrar minhocas enquanto estiver tirando esse adubo, separe-as para devolvê-las para a caixa quando finalizar.
  10. Coloque os próximos resíduos orgânicos nesse espaço que acabou de ser aberto. Quando esse espaço encher, será o momento de trocar novamente as caixas de posição.

Essas dicas não são apenas para as primeiras retiradas… Esse procedimento pode ser usado sempre que encontrar material ainda em decomposição no momento da retirada do húmus. Clique aqui para ver as duas maneiras de retirar o húmus do minhocário.

Deixe seu comentário
4 respostas
  1. Rogério M Acquarole
    Rogério M Acquarole says:

    Boas informações para os iniciantes, parabéns! Acho que o problema maior é controlar nossa ansiedade em saber se minhocas estão comendo os resíduos orgânicos e quando começara a aparecer o adubo. Abs e obrigado!

    Responder
  2. Mariana
    Mariana says:

    Quanto tempo demora pra comecar a formar o humus no inicio da compostagem? Ja tem 4 semanas aqui, a caixa de cima esta bem cheia, levantei ora ver se tinha algo embaixo mas nao tem nada…

    Responder
    • Claudio
      Claudio says:

      Olá Mariana, tudo bom?
      No início demora um pouco mesmo, devido a pouca quantidade de minhocas. Na medida em que a população de minhocas aumenta, a compostagem acontece mais rapidamente.

      Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *