Melhor maneira de colocar os resíduos no minhocário

Compartilhamos nessa postagem a melhor maneira de colocar os resíduos orgânicos no minhocário. Esse procedimento usa menos serragem e garante a cobertura completa dos alimentos.

Antes de começar, gostaríamos de relembrar a importância do baldinho da pia ter uma tampa que fecha bem e evita a entrada de mosquitos no mesmo. Essa tampa pode ser com trava, como potes de sorvete; com um bom encaixe, ou com uma dobradiça como os vendidos pela Morada da Floresta, que facilita a abertura e fechamento da tampa.

Também recomendamos cortar as cascas maiores, mais grossas e mais duras, como as casas de maracujá, melão e melancia. Quando essas cascas são picadas, elas ocupam menos espaço e são compostadas mais rapidamente, visto que seus pedaços ficam menores e há mais áreas de contato entre os alimentos e os agentes de compostagem, como microorganismos, bichinhos benéficos e as minhocas.

Antes de colocar os resíduos no minhocário, faça uma valeta afastando a serragem para os lados com um ancinho de jardinagem. A ideia é abrir um espaço para acomodar os resíduos que serão colocados na Composteira Humi.

Ao fazer isso, além da valeta, você fará também uma ou duas paredes de serragem que ajudarão a conter os alimentos no espaço criado. Depois de colocar os alimentos, acomode-os na vala recém criada, espalhando-os e apertando de leve eventuais resíduos que estejam sobressalentes, fazendo uma espécie de “terraplanagem”.

Após ajeitar os alimentos, cubra-os com serragem nova, fazendo uma cobertura de pelo menos 1 cm de altura para impedir o acesso dos mosquitos aos alimentos. Nesse vídeo, mostramos esse procedimento em detalhes.

A função da tampa não é impedir a entrada dos mosquitos, mas sim manter o ambiente interno úmido e escuro, do jeito que as minhocas gostam. O que evita a entrada dos mosquitos é a cobertura adequada de serragem, que protege os alimentos e evita a produção de odor que atrai os mosquitos. Veja como seu minhocário deve ficar.

Esperamos que essas informações sejam úteis para você.
Desejamos uma boa compostagem!

Deixe seu comentário
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *