Live Composta Brasil #08 - com Rodrigo Sabatini

Você sabia que mais da metade dos nossos resíduos domésticos são orgânicos? 

A notícia ruim é que quase todos esses resíduos orgânicos ainda são destinados aos lixões e aterros sanitários, gerando custos econômicos, ambientais e sociais. A boa notícia é que esses resíduos podem ser transformados em adubo dentro de casa, mesmo em apartamentos!

Para impulsionar a compostagem doméstica no Brasil e levar essa mensagem para pessoas que ainda não conhecem essa possibilidade, estamos realizando a série de lives Composta Brasil. Nessa série, Cláudio Spínola conversa de maneira descontraída e espontânea com convidados especiais que também compostam os resíduos orgânicos no dia a dia.

As lives acontecem quinzenalmente , nas quintas às 20hs pelo instagram @moradadafloresta_oficial e pelo youtube da Morada da Floresta.

Live Composta Brasil #07 – com Rodrigo Sabatini

A live dessa semana será com Rodrigo Sabatini, presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, diretor da ZWIA, fundador e atualmente mentor da Juventude Lixo Zero (Zero Waste Youth). Será uma conversa bastante inspiradora! Sabatini está em contato com muitas iniciativas brasileiras e de outros países… sempre com novidades interessantes!

Essa live acontecerá na quinta-feira 22/10/2020 às 20hs pelo instagram @moradadafloresta_oficial e pelo youtube da Morada da Floresta.

Live Composta Brasil #08 - com Rodrigo Sabatini

 

Live Composta Brasil #07 – com Rogério Trava

A live dessa semana será com Rogério Trava, engenheiro, físico, professor e ex-síndico do Condomínio Altos do Butantã. Rogério liderou a implementação do sistema de coleta seletiva no condomínio com 400 apartamentos e motivou mais de 1200 condôminos a separarem os resíduos orgânicos para fazer compostagem.

Se você deseja implementar a compostagem em seu condomínio, vai aproveitar muito esta conversa, em que esclarecemos dúvidas a respeito do processo de implementação de compostagem em condomínios, assim como desafios, soluções e benefícios.

 

Live Composta Brasil #06 – com Guilherme Turri

A live #06 foi com Guilherme Turri, com muito conteúdo! Conversamos sobre o projeto Composta São Paulo, uma das maiores iniciativas de compostagem doméstica do mundo e a maior do Brasil. Nesse encontro compartilharemos lembranças, histórias e reflexões sobre o projeto que transformou a realidade da compostagem doméstica em São Paulo e no Brasil.

 

Live Composta Brasil #05 – com Paulo Betti

A live dessa semana foi com Paulo Betti, que dispensa apresentações. Foi um bate-papo muito agradável, em que Paulo compartilhou histórias de sua infância no interior, de sua mãe benzedeira maravilhosa e hábitos saudáveis diários, além da compostagem.

Iniciamos nossa relação quando Paulo Betti começou a fazer compostagem, em meados de 2018. Em dezembro do mesmo ano, Betti nos ajudou a divulgar o projeto R4 – Rancho Reduz, Recicla, Recomeça para os moradores de Rancho Queimado (SC), gravando um vídeo convidando-os a se inscreverem no projeto. Nesse projeto, a prefeitura distribuiu a Composteira Humi para todas as residências do município, visando a compostagem residencial de 100% dos resíduos orgânicos domésticos.

 

Live Composta Brasil #04 – com Thomás Enlazador

Nessa live, realizada em 20/08/2020, Cláudio Spínola conversou com Thomás Enlazador em um bate papo super divertido relembrando as aventuras de militância e ativismo socioambiental que antecederam a fundação da Morada da Floresta.

Nessa viagem no tempo, conversaremos sobre a Arca do Novo Tempo, Casa da Floresta, Llamado del Condor, Bus Om Ganesha, Chamado do Beija-flor e Aldeias da Paz nos Fóruns Sociais de Porto Alegre e Caracas e incêndio do Bus Om Ganesha. Nosso desafio será navegar por essas histórias em apenas 1 hora!

Thomás Enlazador é Permacultor Social, Educador, Ativista, Mestre em Gestão e Política Ambiental, Designer de Ecoaldeias e autor do Almanaque de Práticas Sustentáveis. Foi criador do Ecocentro Bicho do Mato na zona rural do Recife, primeiro centro comunitário de Permacultura de Pernambuco, co-fundador do IBC- Instituto Biorregional do Cerrado e o CASA (Conselho de Assentamentos Sustentáveis da América Latina). Integrou a organização do Fórum Social Mundial e foi co-idealizador das Aldeias da Paz nos FSM.

 

Live Composta Brasil #03 – com Marquito

Marcos José de Abreu, o Marquito, é Eng Agrônomo e Mestre em Agroecossistema pela UFSC. Foi coordenador Urbano do CEPAGRO e Presidente do CONSEA/SC, cocriador e pesquisador da Revolução dos Baldinhos, uma ação de compostagem comunitária e agricultura urbana na comunidade Chico Mendes. Em 2014, foi o responsável técnico pela implantação do Pátio de Compostagem da Lapa, na cidade de São Paulo.

Nas últimas eleições municipais, Marquito foi o segundo vereador mais voltado da cidade de Florianópolis, em que construiu o Mandato Agroecológico. Um mandato que conta com gestão de resíduos, biblioteca temática, banco de sementes e uma construção sistêmica e intersetorial na defesa da ecologia e justiça social. É autor das Leis da Compostagem, Política Municipal da Agroecologia e Produção Orgânica, Floripa Zona Livre de Agrotóxicos e Direitos da Natureza.

Cláudio Spínola e Marquito se conheceram pessoalmente na Rio+20, quando ministraram oficinas de compostagem juntos. Desde então, se juntaram algumas vezes para fortalecer o movimento pela compostagem. Um desses momentos mágicos foi o Seminário Compostagem na Cidade de São Paulo, realizado em 2012 na Câmara Municipal de São Paulo, em um momento em que a compostagem ainda era pouco conhecida e que não havia nenhuma iniciativa do puder público em relação à compostagem na cidade de São Paulo.

 

Live Composta Brasil #02 – com Roger Gobeth

Na segunda live Cláudio Spínola conversou com Roger Gobeth, falou sobre sua relação com a natureza desde infância, momento em que mudou para São Paulo para estudar arquitetura na FAU, início da carreira e sua relação com a compostagem.

 

Live Composta Brasil #01 – com Rayssa Bratillieri

A abertura da série foi com Rayssa Bratillieri, atriz e influenciadora que pratica a compostagem no seu apartamento. Vamos dar dicas de compostagem, desmistificar o tema e esclarecer dúvidas.

 

Live Composta Brasil #00 – com Bela Gil

Live super especial com Bela Gil e Cláudio Spínola realizada no dia 02/07/2020 sobre compostagem doméstica e sobre o lançamento da Composteira Humi Mãe Terra produzida totalmente com BOPP reciclado.

Link para comprar: https://loja.moradadafloresta.eco.br/…

Este encontro visa unir a cultura da compostagem doméstica às bandeiras dos orgânicos e da reciclagem em um lançamento muito especial! A Morada da Floresta está lançando hoje a Composteira Humi produzida totalmente com BOPP reciclado das embalagens da Mãe Terra!

Essa é a primeira novidade do mês de aniversário da Morada da Floresta, que completou 11 anos em julho de 2020. Sabe aquele plástico de embalagem de salgadinhos, biscoitos, picolés, ovos de páscoa, barrinhas de cereais, batata palha? Este é o BOPP um resíduo que no Brasil e no mundo não é reciclado pois embora seja tecnicamente possível reciclar o BOPP, em geral, a maioria das cooperativas não aceita o material porque não consegue compradores na indústria. Assim, o BOPP pós-consumo que chega nas cooperativas acaba classificado como rejeito e termina sua vida útil em aterros sanitários e lixões irregulares.

Nesse momento estamos usando um BOPP pós-industrial, mas nossa intenção é realizar projetos em parceria com indústrias alimentícias que utilizam o BOPP em larga escala para fomentar a reciclagem do BOPP pós-consumo no Brasil e viabilizar a realização de projetos de compostagem doméstica em comunidades menos favorecidas Este lançamento é uma parceria da Morada da Floresta com a Mãe Terra 🌎

Deixe seu comentário
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *