Dicas de compostagem que fazem toda a diferença

Buraco para acomodar os resíduos orgânicos

Há algumas dicas de compostagem que fazem toda a diferença! Nesse artigo apresentamos dicas preciosas de como colocar os resíduos orgânicos na Composteira Humi utilizando menos serragem e ocupando menos espaço.

Quanto mais tempo demoramos para encher as caixas, mais solto processado estará o húmus de minhoca no momento de sua retirada. Em síntese, conseguimos melhorar a eficiência da compostagem na Composteira Humi na medida em que aproveitamos melhor o espaço.

Abra um buraco para acomodar os alimentos na composteira Humi

Uma maneira de otimizar o espaço é abrir um buraco no composto com um ancinho organizando o espaço para receber os próximos resíduos orgânicos. Dessa forma, ao colocar os resíduos orgânicos nesse espaço aberto, eles se acomodarão mais facilmente, necessitando de menos serragem para cobrir os alimentos.

Outra maneira de ganhar mais espaço na composteira com minhocas é picar os alimentos para eles ocuparem menos volume no minhocário. Mas não precisa fazer isso com todos os resíduos orgânicos, vale fazer com aqueles maiores e mais duros, como cascas de melão, melancia, maracujá, etc. Complementando, também vale amassar a casca do ovo antes de colocá-la no baldinho.

Quanto mais minhocas, mais rápido acontece a compostagem

Quanto mais minhocas, mais rápido a compostagem

Na medida em que a população de minhocas aumenta, o tempo da compostagem diminui. Dessa forma, quando há muitas minhocas na Composteira Humi, há uma tendência dos alimentos serem digeridos antes mesmo das caixas serem trocadas de posição. Quando isso acontece, a ação das minhocas reduz constantemente o volume do conteúdo da caixa de cima, aumentando o tempo de preenchimento da mesma. Caso haja interesse em acelerar o crescimento da população das minhocas, você pode inserir mais pacotes de minhocas no seu minhocário.

Importância da serragem na compostagem

A serragem é o melhor material para cobrir os alimentos inseridos na compostagem com minhocas

A princípio, a serragem é o melhor material para cobrir os alimentos inseridos no minhocário. Por ela ser dura, ela proporciona a oxigenação do sistema, acelerando a compostagem e evitando odores. A serragem também possui o tamanho ideal para criar uma barreira física para impedir a atração e o acesso dos mosquitos aos alimentos. Outra característica favorável da serragem é que, diferentemente das folhas, elas absorvem o excesso de umidade e equilibram a umidade interna do minhocário.

Diferença entre serragem e folhas

Kit 4 Pacotes de Serragem para compostagem

Enfim, pelas vantagens da serragem em relação às folhas, palhas ou gramas, recomendamos aos iniciantes a usarem apenas serragem durante os 3 meses iniciais, e apenas depois experimentar o uso de outros materiais. Havendo dificuldade de conseguir serragem, vocês podem adquirir pela loja virtual da Morada da Floresta. Se você não estiver em São Paulo, vale buscar madeireiras na sua cidade. Mas sempre certifique de que a madeira não possui tratamento químico.

Posteriormente a esses 3 meses, caso queira usar outro tipo de matéria seca, sugerimos inicialmente misturar com 50% de serragem para apenas depois usar 100% de outro material. Nesse caso, sempre com a consciência de que o cuidado e atenção precisará ser redobrado.

Há dicas de compostagem que fazem toda a diferença!

Conforme falamos acima, há algumas dicas de compostagem que fazem toda a diferença! Nesse vídeo, Cláudio Spínola apresenta dicas preciosas de como colocar os resíduos orgânicos na Composteira Humi utilizando menos serragem e ocupando menos espaço. Da mesma forma, há dicas e informações em relação aos resíduos orgânicos, ao baldinho, à cobertura de serragem, etc. Vale a pena conferir!