Como evitar infestação na composteira

Se você já passou pelo drama de ter uma infestação no minhocário, não se sinta só! Apesar da aparente simplicidade, são raras @s composteir@s que nunca tiveram uma infestação.

Depois de ajudar milhares de pessoas a fazerem compostagem doméstica com minhocas, identificamos que em mais de 90% dos casos de infestação de mosquitos e larvas, o motivo foi a falta de cobertura adequada dos resíduos orgânicos com matéria seca.

Os restos de alimentos inseridos na Composteira Humi devem ser completamente cobertos com matéria seca. Veja o vídeo abaixo para visualizar como colocar os resíduos no minhocário enquanto está fazendo a primeira camada.

Depois que a primeira camada estiver feita, há uma maneira mais adequada para colocar os resíduos no minhocário, que acomoda melhor os resíduos e proporciona economia de serragem ao cobrir os alimentos.

Apesar da falta de cobertura adequada dos resíduos orgânicos ser o principal motivo das infestações, esse não é o único motivo. Para evitar infestações, compilamos nessa postagem os principais motivos e ações a serem feitas para evitar as infestações.

Cobrir os resíduos com matéria seca

A matéria seca possui algumas funções no minhocário. Uma delas é criar uma barreira física para “isolar” os alimentos do ambiente externo,  impedir a propagação de odores atraem mosquitos, e ao mesmo tempo impedir que os mosquitos acessem os alimentos. Para isso, recomendamos uma cobertura de pelo menos 1cm de altura.

Quando há alimentos expostos dentro da caixa, mesmo com a tampa, os alimentos acabam atraindo os mosquitos. Os mosquitos não “fuxicam” nem reviram o material, eles apenas pousam. Se não há alimento expostos, não há comida acessível para os mosquitos… mas se há alimento exposto (comida disponível), eles fazem a festa!

A serragem é o melhor material para misturar e cobrir os restos de alimentos depositados no minhocário.  Para evitar dificuldades no início da prática da compostagem, recomendamos usar apenas serragem por pelo menos 3 meses, até passar o período de introdução, adaptação e aprendizado inicial do manejo da compostagem com minhocas.

Baldinho sem tampa ou mal tampado

Não vai adiantar cobrir bem os alimentos no minhocário se o baldinho usado na cozinha para separar o resíduos orgânicos não tiver uma tampa que impeça a entrada dos mosquitos. Se o baldinho para resíduos orgânicos estiver sem tampa ou mal tampado, a possibilidade de uma mosca ou drosófila entrar e colocar ovos é alta. Outra dica em relação aos baldinhos é não deixar os resíduos no baldinho por mais de 2 dias. Se o baldinho ficar com os mesmos alimentos por mais tempo, esses alimentos naturalmente atrairão drosófilas.

Colocar frutas estragadas sem lavar antes

Outro ponto de atenção estar nas frutas que acabam estragando na fruteira e inevitavelmente começam a atrair mosquitinhos, principalmente as drosófilas. Quando as frutas estão atraindo mosquitinhos por estarem maduras demais, elas devem ser lavadas antes de serem inseridas no baldinho. Essa lavagem ajuda a tirar tanto os mosquitos como eventuais ovinhos que se transformarão em larvas, caso sejam levados para o baldinho e posteriormente ao minhocário.

Folhas contaminadas podem gerar infestação

Mas se você usa outro material, como folhas de árvore, recomendamos secar as folhas ao sol para ficarem bem sequinhas. Se as folhas forem grandes, é necessário quebrá-las em pedaços miúdos para a cobertura ser mais eficiente. Uma dica é esfregar uma mão na outra com as folhas no meio.

Atenção ao pegar folhas em praças, parques, jardins externos, e outros locais públicos. Essas folhas podem vir com com fezes de cachorro, formigas e insetos que eventualmente podem causar alguma infestação. Para resolver isso, recomendamos ligar o forno no fogo alto e deixar essas folhas por alguns minutos no forno. Além de desidratar as folhas, esse procedimento eliminará possíveis vetores e “indivíduos” que possam causar infestações no minhocário.

Não retirada do Composto Líquido

Deixar o composto líquido por muito tempo (semanas/meses) na coletora também pode atrair insetos voadores. Tanto para evitar infestações, como também para equilibrar a umidade do sistema, recomendamos que o composto líquido seja coletado semanalmente ou quinzenalmente. Dependendo da quantidade e característica dos resíduos orgânicos, até dá para coletar uma vez por mês, mas é melhor retirar o líquido com mais frequência.

A base coletora da Humi possui capacidade para armazenar 8 litros. Volume suficiente para armazenar o líquido durante semanas sem transbordar. Ao mesmo tempo, reduzir um pouco o volume desse recipiente foi intencional para lembrar o usuário sobre a importância de retirar periodicamente o composto líquido.

Os pés da Humi e a queda d’água do fundo da coletora que direciona todo o líquido para a torneira, facilitam muito o processo de retirada do composto líquido. Basta colocar um recipiente e abrir a torneira para tirar 100% do líquido da coletora.

O mais adequado é usar o composto líquido logo após a retirada, mas também tudo bem de engarrafá-lo. Caso vocês não esteja com tempo para regar as plantas nem engarrafar, basta tirar o líquido da coletora regar o conteúdo da caixa de digestora de cima para o composto líquido re-circular no sistema.

Se mesmo tomando todas essas precauções houver ocorrência de infestação de drosófilas, clique aqui para ver como resolver infestação de drosófilas em 24hs.

Deixe seu comentário
68 respostas
    • Claudio
      Claudio says:

      Olá Beatriz,
      Tudo bom?
      Os fungos não representam um problema. Eles fazem parte do processo da compostagem e auxiliam na decomposição dos alimentos.
      Será que suas minhocas estão morrendo mesmo? Quando as minhocas morrem, elas exalam um odor muito forte. Provavelmente elas deva estar “escondidas”.

      Responder
      • Simone
        Simone says:

        O resíduo dento da minha humi tá coberta por fungos (bolor), depois que viajei 3 semanas e não coloquei resíduo orgânico. O que fazer? Os resíduos orgânicos tinham sido coberto por folha de palmeira picada. Será que as minhocas vão ter problemas ou morrer por causa do fungo?

        Responder
  1. ROBERTO AVILA
    ROBERTO AVILA says:

    Olá! Estou com uma infestação de ácaro branco na minha Humi. Saem dezenas deles todo dia da caixa e caem do chão. Vocês possuem alguma dica?

    Responder
    • Claudio
      Claudio says:

      Olá Roberto, tudo bom?
      Esses ácaros não atrapalham o processo da compostagem, mas quando estão em muita quantidade, acabam incomodando por saírem da caixa. Nossa sugestão é de tirá-los fisicamente com papel higiênico e aos poucos controlar a população.

      Responder
  2. Damaris
    Damaris says:

    Passei um tempo sem colocar novos resíduos na composteira. Hoje fui retomar o uso dela, e observei uma infestação de baratinhas. O que faço agora?

    Responder
  3. Eliane
    Eliane says:

    Ola! Minha conposteira está i festas por um bichinho parecido com uma lacraia, mas mais curto e largo, com anéis, e cerca de 2 cm de comprimento. As minhocas desapareceram. Como proceder?

    Responder
    • Claudio
      Claudio says:

      Olá Eliane,
      Esses bichos são larvas de mosca soldado. Quando estão em muita quantidade, elas afugentam as minhocas. Nessa situação, coloque a caixa infestada no meio e recomece o processo na outra caixa. Provavelmente você terá que adquirir mais minhocas. Recomendamos o uso de serragem para cobrir os alimentos, a serragem é mais eficiente que gramas ou folhas. Importante sempre cobrir completamente os alimentos com a serragem. É esse procedimento que evita a infestação de mosquitos e larvas.

      Responder
  4. Marcio
    Marcio says:

    Boa noite. A minha composteira está uns bichinhos pequeninos em grande quantidade.. e estão saindo da caixa aos milhares.. isso pode ser um problema ?

    Responder
    • Claudio
      Claudio says:

      Olá Marcio, desculpe pela demora da resposta. Quando há outros bichinhos em muita quantidade, recomendamos controlar a população. Uma maneira fácil é tirar com papel higiênico quando eles estiverem nas paredes e na tampa.

      Responder
      • Camila Cardoso
        Camila Cardoso says:

        Olá. Eu estou com o mesmo problema, eu moro em apartamento e eles parecem estar subindo nas paredes e se espalhando pela casa. Esses ácaros podem prejudicar ou danificar móveis, por exemplo, como sofás, guarda-roupas ou mesmo roupas? Eles podem ser atraídos para dispensa de alimentos, por exemplo? como controlar?

        Responder
        • Claudio
          Claudio says:

          Olá Camila, tudo bom?
          Os ácaros são super benéficos para a compostagem. Eles não são prejudiciais para móveis, nem plantas. Eles se alimentam apenas de matéria orgânica em decomposição. Não acredito que eles invadirão sua dispensa.

          Responder
  5. Larissa
    Larissa says:

    Olá 🙂 Usei a composteira por anos, mas em um dado momento ela começou a ficar coberta por fungos (mesmo colocando bastante serragem sobre os alimentos) e a “suar” as paredes internas de tanta umidade (mesmo ficando dentro de casa em ambiente protegido). Após várias tentativas frustradas (dobrar a quantidade de serragem, deixar a tampa aberta no sol para secar, retirada de todo o composto e biofertilizante, limpeza das caixas), interrompemos a compostagem, pois o conteúdo ficava encharcado e cheirando mal, coberto por mofo e atraindo insetos (bem diferente de como já foi o sistema, claramente alterado), as minhocas foram liberadas na horta do prédio.
    Gostaria de recomeçar o processo mais uma vez, mas queria saber se é possível fazer a compostagem sem as minhocas californianas (mesmo que seja mais lenta).

    Responder
    • Claudio
      Claudio says:

      Oi Larissa, temos alguns clientes veganos que usam a Humi sem as minhocas. Segundo eles, a compostagem acontece também, mas demora mais. Pela nossa experiência, as minhocas aceleram bastante o processo da compostagem.

      Responder
  6. Vinicius Laiber
    Vinicius Laiber says:

    Bom dia pessoal, minha composteira humi esta com muitos fungos brancos ou bolor, não sei ao certo. As minhocas que antes ficavam andando pela lateral da caixa e tampa, aparentemente sumiram, pois o fungo ou bolor esta por toda a parte, inclusive subindo pelas laterais. O que pode estar acontecendo e o que fazer para melhorar essa infestação? Obrigado

    Responder
    • Claudio
      Claudio says:

      Olá Vinicius, tudo bom? A princípio não há o que se preocupar com os fungos. Eles não prejudicam as minhocas e também contribuem com o processo da compostagem. Mas se você está incomodado com eles, pode tirá-los com uma pazinha. Em relação às minhocas pelas laterais e tampa, normalmente elas ficam mais visíveis quando a humidade aumenta.

      Responder
  7. Flavio Morais
    Flavio Morais says:

    Olá
    Como faço para evitar os mosquitinhos que ficam em volta da composteira?
    São aqueles mosquitinho, tipo de banana, estão aumentando muito.

    Responder
  8. Renato
    Renato says:

    Sobre a possibilidade de infestação de mosquitinhos (drosófilas), faria uma enorme diferença se a tampa da caixa tivesse um encaixe perfeito ou algum mecanismo de travamento de forma a impedir o acesso físico dos mosquitos. Vocês nunca pensaram em melhorar a humi nesse aspecto? Sem isso, haja serragem pra bloquear o acesso aos restos de alimentos! Os mosquitos sempre dão um jeito de chegar neles e colocar os ovos.

    Para aqueles que mesmo seguindo todas as instruções do vídeo continuam tendo problemas, sugiro colocar um copo com água, vinagre e açúcar dentro da composteira para controlar a população de drosófilas.

    Responder
    • Claudio
      Claudio says:

      Pois é… a função da tampa não é impedir a entrada dos mosquitos, mas sim manter o ambiente úmido e escuro. O que impede a atração dos mosquitos é a cobertura eficiente dos alimentos com a matéria seca.

      Responder
  9. Paula
    Paula says:

    Olá!! Estou com muitas, muitas mesmo formigas lava pés, fui buscar terra para acrescentar na composteira e parece que a terra está andando. Estou com medo de usar algum produto para formigas, mas que mate minhas minhocas.
    Você tem alguma dica?
    Super obrigada

    Responder
  10. Milene
    Milene says:

    Olá,estou iniciando na compostagem e já adquiri minha composteira. Estou tendo problemas em manter a serragem (que coloco cobrindo todo o alimento) seca. As paredes laterais e a tampa estão sempre úmidas. Atraindo mosquitos na caixa. Segunda vez que troco toda a terra e coloco minhoca por minhoca em outra caixa, perdendo humus e estressando minhas minhocas. Na última troca já haviam larvas. Usei o processo que vocês ensinaram de lavagem da caixa.

    Responder
  11. Roberta
    Roberta says:

    Ola! Cheguei num ponto com a minha compostagem na humi que ha tanta serragem (umida) que nem precisaria colocar serragem nova para cobrir os novos alimentos. Minhas caixas estao com 2/3 ou 1/2 de serragem, e o resto, de humus. MInha duvida: preciso colocar mais serragem (nova ,seca), sobre os alimentos quando coloco na composteira? Ou posso cobri-los com a serragem (umida) que ja esta na caixa. Obrigada!

    Responder
  12. Elliana
    Elliana says:

    Olá. Estou compostando na Humi há 2 meses e nas últimas semanas notei algumas formigas (tam. médio) dentro da caixa. Ainda são poucas (eu acho), pelo menos oq consigo ver, mas fiquei preocupada pq li que elas comem as minhocas (?). Li também que é bom passar óleo de citronela fora da caixa para afastá-las, mas, e as que já estão lá dentro? Tem alguma receita caseira pra me indicar?

    Responder
    • Claudio
      Claudio says:

      Oi Eliana, desculpe pela demora da resposta. Sempre que ver formigas no minhocário, recomendamos tirá-las. Em alguns casos elas tentam fazer o formigueiro no minhocário. Nesse caso, é necessário remover o núcleo. Em outros casos elas vão até o minhocário para pegar folhas ou alimentos. Nesse caso, os repelentes naturais são boas opções. Pode ser óleo de citronela ou neem por fora das caixas. Na internet também há receitas caseiras de repelentes naturais para formigas.

      Responder
  13. CARLOS PINTO FERREIRA JUNIOR
    CARLOS PINTO FERREIRA JUNIOR says:

    Estou com infestaçao de colêmbulos pretos na ciomposteira. Pesquisei serem uteis, adiantando o processo, porque atuam como as minhocas. Só que, a noite eles saem da composteira, em procissões, protestos, rodinhas com Bolsondaro, filas de vacinas, ou retirada de auxilio emergencial do governo, sei la .
    O QUE PRECISO FAZER PARA CABAR COM ELES .

    Responder
    • Claudio
      Claudio says:

      Ou Carlos, coloque uma placa com os dizeres FORA BOLSONARO. Se eles forem bolsomínios, provavelmente sairão do minhocário e não voltarão mais. Se eles apoiarem ou não se incomodarem, não precisa ser preocupar, eles ficarão de boa e ajudarão as minhocas na degradação dos seus resíduos.

      Responder
  14. Marcela
    Marcela says:

    Estou com minha composteira cheia de acaros branquinhos……estou finalizando minha 1 caixa e jaja vou colocar ela no meio. Minha dúvida é se esses acaros nao dao alergias ou coceiras na nossa pele, acho meio nojento toda vez q abro a caixa eles estao aos montes nas paredes…….tampo a caixa com uma touca de ter em vez da tampa plástica e vi q assim eles nao saem pelos furos, mas ainda ficam um pouco nesta tampa também……..eles não fazem mal pra nós?

    Responder
    • Samantha
      Samantha says:

      Oi, Marcela. Tudo bem?

      Esses ácaros não são maléficos aos seres humanos e são bons para a vermicompostagem! Sugiro a leitura deste artigo, onde há uma breve explicação sobre os benefícios que ele traz para a sua compostagem 😉

      Responder
  15. Mauro Blanco Brandolini
    Mauro Blanco Brandolini says:

    Olá, Claudio. Não conhecia este espaço. Gostei muito. Tenho uma pequena composteira aqui em casa (iniciei agora!) e também percebi que muitos fungos brancos se desenvolveram no interior dela. Fiquei assustado e, procurando uma resposta, encontrei-a por aqui. Não devo me preocupar, pois aprendi contigo que eles participam do processo de compostagem. Valeu!

    Responder
  16. Manoella
    Manoella says:

    Olá,
    Tenho a composteira a quase 1 ano e recentemente notei que aranhas começaram a aparecer na segunda caixa. Isso é normal ou preciso fazer alguma coisa?

    Responder
  17. PAULO RICHARD
    PAULO RICHARD says:

    Bom dia
    Minha composteira está infestada de pequenos caramujos. Tenho que descartar ? Se colocar o humus em minhas plantas, estes caramujos vão prejudicá-las

    Responder
    • Claudio
      Claudio says:

      Oi Paulo,
      Os caramujos podem prejudicar suas plantas sim. Ao invés de descartar o conteúdo no minhocário, você pode tirar os caramujos do húmus antes de utilizá-lo no plantio.

      Responder
    • Claudio
      Claudio says:

      Olá Ademir,
      A recomendação é de sempre cobrir bem os alimentos. Em caso de baratas, recomendamos colocar iscas de baratas próximo à composteira. Nessa época do ano as baratas aparecem mais… isso é geral. Pode reparar na cozinha, quintal, etc.

      Responder
    • Nicolle Paladino
      Nicolle Paladino says:

      Olá Carlos!

      Sugiro verificar o que está atraindo as baratas para a composteira.

      Se possível, entre em contato conosco via whatsapp: 11-97121-0026

      Assim, podemos te auxiliar melhor.

      Responder
    • Claudio
      Claudio says:

      Olá, como vai? Precisamos entender que bichinhos são esses… Mas é normal na composteira terem outros bichinhos além das minhocas, o que não pode ocorrer é um desequilíbrio com uma superpopulação de outros bichinhos e pouquíssimas minhocas…

      Responder
    • Claudio
      Claudio says:

      Olá, como vai? Precisamos entender que bichinhos são esses… Mas é normal na composteira terem outros bichinhos além das minhocas, o que não pode ocorrer é um desequilíbrio com uma superpopulação de outros bichinhos e pouquíssimas minhocas…

      Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.