Composteira Humi expandida (Morada da Floresta)

A Composteira Humi foi projetada com riqueza em detalhes para facilitar a prática da compostagem doméstica, melhorar a experiência de uso, harmonizar esteticamente com o ambiente e melhorar o bem estar das minhocas.

Nessa publicação apresentamos os principais diferenciais da Composteira Humi em relação às convencionais.  

Devido à qualidade do projeto como um todo, a Composteira Humi recebeu Medalha de Prata no Brasil Design Award 2018, na categoria Produto de Impacto Positivo. Na mesma premiação, recebeu também o troféu na mesma categoria por ter sido o produto mais votado pelo público. 

Nesse vídeo gravado espontaneamente na Morada da Floresta durante um atendimento à clientes, Cláudio Spínola apresenta os principais diferenciais da Composteira Humi em relação às composteiras convencionais.

Clique aqui para adquirir sua Composteira Humi.

Confira abaixo os detalhes e diferenciais da Composteira Humi.

1- Curvatura da tampa

Curvatura da tampa da Composteira Humi

Por ser curva, a tampa possui mais estabilidade e não acumula água de chuva. Caso a Composteira Humi esteja em um local aberto, a curvatura da tampa direciona a água de chuva para as laterais, evitando água parada em cima da tampa, e consequentemente a proliferação de mosquitos transmissores da dengue e outras doenças.

 2- Garras na tampa

Garras da tampa da Composteira Humi

A tampa possui 2 garras na parte interna para apoiá-la na borda da caixa digestora quando aberta. Esse apoio facilita muito o manejo diário do sistema, visto que as duas mãos ficam livres no momento de colocar os resíduos orgânicos e cobri-los com a serragem.

3- Furos na tampa

Furos na tampa da Compsoteira Humi

A Tampa possui 108 furos para aumentar a aeração interna da caixa digestora. O design desses furos permitem a oxigenação do sistema e impede a entrada de água de chuva.

4- Furos nas laterais das caixas digestoras

Furos nas laterais das caixas digestoras da Composteira Humi

Cada caixa digestora possui mais de 140 furos nas paredes laterais. Esses furos promovem a entrada cruzada de oxigênio, aumentando a aeração interna da mesma. 

5- Pés nas caixas digestoras

 

 

As caixas digestoras possuem 4 pequenos pés para que o fundo da caixa não encoste no chão durante a troca das posições das digestoras. Isso evita que minhocas morram esmagadas quando a digestora é colocada no chão. Os pés também diminuem a possibilidade de sujar o chão no momento de troca das digestoras. 

6- Paredes lisas

Composteira Humi com rodízios (Morada da Floresta)

As paredes lisas facilitam a consideravelmente a limpeza externa das peças. Esse diferencial pode parecer um detalhe, mas faz toda a diferença! Nas composteiras convencionais, as aletas externas acumulam muita sujeira nos cantos em 90 graus. E esses cantos são extremamente difíceis de serem limpos, visto que tanto a esponja como o pano não conseguem alcançar e limpar totalmente esses cantos. Dessa forma, pela dificuldade de alcance, as convencionais ficam marcadas com sujeira depois de um tempo de uso.

7- As digestoras entram uma dentro da outra

As digestoras Composteira Humi entram uma dentro da outra

Esse encaixe entre as digestoras, proporciona uma redução no custo do frete e melhor aproveitamento no envio. Para o envio, a coletora entra dentro da digestoras, reduzindo a altura do pacote.

8- Fundo da digestora inclinado 

Fundo da digestora da Composteira Humi inclinado 

O piso da caixa digestora possui queda d’água direcionando a maior parte do líquido para escorrer pelos furos da frente. Isso facilita a retirada do húmus da caixa do meio, visto que o excesso da umidade se concentra na frente. Enquanto nas composteiras convencionais o húmus fica todo molhado, na Composteira Humi a tendência é que apenas o húmus situado na frente fique com unidade em excesso. O restante do húmus fica mais seco, facilitando sua retirada.

9- Pés na coletora

Coletora da Composteira Humi (Morada da Floresta)

A base coletora possui quatro pés reforçados para elevar a altura da torneira possibilitando a retirada do adubo líquido sem a necessidade de um suporte adicional. Nas composteiras há a necessidade de construir, comprar ou improvisar um suporte para elevar a torneira do solo e viabilizar a retirada do adubo líquido pela mesma.

10- Possibilidade de fixar rodízios

 

Os pés da Humi foram projetados com furos e reforço posicionados estrategicamente para fixar rodízios de silicone gel para facilitar seu deslocamento. A Composteira Humi é a única vermicomposteira do mundo que possui essa possibilidade. Os rodízios fazem toda a diferença! Tanto para proporcionar a limpeza do ambiente, como o deslocamento da composteira para a realização da troca das caixas. Nesse momento, a composteira está muito pesada, e com os rodízios seu deslocamento fica infinitamente mais fácil. Dos diferenciais da Composteira Humi, a possibilidade de fixar os rodízios merece seu destaque.

Ao adquirir sua Humi pela nossa loja virtual, não deixe de acrescentar o Kit Rodízios no seu pedido. Os rodízios fazem toda a diferença!!!

11- Fundo da coletora inclinado

Fundo da coletora da Composteira Humi inclinado

O fundo da base coletora inclinado direciona o líquido para a torneira. Essa queda d’água facilita a retirada do líquido. Por direcionar o líquido para a torneira, essa inclinação aumenta a pressão e diminui o tempo de escoamento do adubo líquido pela torneira.

12- Torneira abaixo do nível

Torneira da Composteira Humi abaixo do nível

A saída da torneira é o ponto mais baixo do fundo da coletora. Isso faz com que 100% do líquido saia pela torneira. Nas composteiras confeccionadas em caixas organizadoras, a torneira é fixada na parede lateral a uma altura de 1cm do fundo. Isso faz com que sempre haja uma “piscina” de adubo líquido no fundo da caixa. Desta forma, a maioria das minhocas que caem da coletora de uma convencional, morrem afogadas.

13- Ilha salva-vidas na coletora

Ilha salva-vidas na coletora da Composteira Hummi

Diferente das composteiras convencionais, na Humi as minhocas não morrem afogadas quando caem na coletora. Além da queda d’água, que permite esvaziar completamente a coletora, a ilha ajuda as minhocas a retornarem para a caixa de cima. 

14- Materiais reciclados (caixas longa vida e BOPP)

Ao projetarmos a Composteira Humi, nos preocupamos também em produzi-las com materiais que ainda são pouco reciclados no Brasil e no mundo. Nas composteiras produzidas com material de caixa longa vida, reciclamos mais de 1.000 caixinhas para cada composteira produzida. 

Também estamos trabalhando para lançar em breve a Composteira Humi produzida com BOPP reciclado. Para quem não conhece o termo, BOPP é o plástico  das embalagens laminadas de salgadinhos, biscoitos, picolés, etc, são produzidos com BOPP. Esse material ainda não é reciclado no Brasil. Estamos dando esse passo para iniciar um movimento de valorização e reciclagem desse material,

 

Deixe seu comentário
9 respostas
  1. Fernando Castilho
    Fernando Castilho says:

    Na minha composteira Humi as minhocas desaparecem durante um bom tempo, mesmo procurando e cavando em todas as caixas eu não acho nenhuma. Remexo tudo e penso que todas fugiram. Em outras fases elas aparecem aos montes nas bordas internas, conseguem sair pelos cantos das tampa e se espalham sobre o chão. Algumas conseguem fugir, outras morrem secas. Já tentei até colocar peso por cima nas bordas, mas nada funciona, a vedação não é perfeita, saem sempre pelos mesmo cantos. Minha região, Barretos-SP, é muito quente, com dias que chegam a 48 ºC, não existe temperatura mais fresca que 30º C, nem na sombra. Em certas temporadas muitas se embolam nas bordas pelo lado interno. Mesmo as grandes saem e acabam fugindo pelas bordas. Existe alguma versão com borrachas de vedação nas tampas? Com uma maior vedação? Já pensaram em fazer uma tampa mais vedada e justa? A venda de um complemento ou um recall? Parece que o material toma uma certa forma, vai laceando e aparecem frestas.

    Responder
    • Yasmine
      Yasmine says:

      Pois é… eu tb passei por um episódio de fuga das minhocas… mas percebi que foi num dia de chuva intensa e a composteira estava num local mais próximo da chuva (não molhou, mas recebeu uns respingos do chão). Porém, sofri com uma infestação de bigatos… e descobri que uma parte do anel de encaixe que veio quebrado. Sim, veio quebrado. Além da tampa não possuir uma vedação perfeita, o que tem deixado folgas suficientes para a mosca soldado entrar. Os furos foram pensados para arejar a caixa, não uma tampa que não fecha perfeitamente. O sistema é bacana, a caixa é linda, mas esses detalhes têm atrapalhado um pouco o processo…

      Responder
  2. Rita
    Rita says:

    Olá!
    Ossos de galinha, pele, restos de comida… tem alguma composteira que aguente?
    Ou só casca de frutas, legumes, saquinhos de chá, sementes, que vão?

    Responder
    • Samantha
      Samantha says:

      Oi, Rita!

      As composteiras termofílicas, que são indicadas para grandes geradores (indústria, por exemplo), “aguentam” este tipo de resíduo. Na compostagem residencial, que geralmente é feita com a vermicompostagem (ou seja, utiliza minhocas), não é indicado compostar restos de comidas e ossos.

      Responder
  3. Paulo de Barros Silva Junior
    Paulo de Barros Silva Junior says:

    Tentei montar uma composteira com baldes de manteiga, mas, desisti depois de prontas.
    Comprei a Humi com duas digestoras e o rodízio na época vinha de brinde. Excelente, tanto que incentivei uma amiga a comprar, apresentando os diferenciais. Ela adquiriu a Humi também. Ela teve uma excelente colheita de uvas, como nunca antes. Perguntei o que teria feito essa diferença. “Chorume e húmus de minhoca, não fiz mais nada diferente”. Investimento que dá retorno.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.