Como retirar o húmus da Composteira Humi

A retirada do húmus da Composteira Humi é muito simples!
Há 2 duas maneiras que recomendamos.

A primeira consiste em apertar o conteúdo da caixa cheia na parte da frente (parede com o adesivo da minhoca) ao invés de retirar o húmus no momento da troca das caixas. Desta maneira, o composto ficará de um lado só da caixa, deixando o outro vazio.

Com isso, esse composto permanecerá na caixa por alguns dias a mais, visto que um espaço será aberto para colocar os novos resíduos orgânicos dos próximos dias. Quando os novos resíduos ocuparem todo o espaço vazio, será o momento de retirar o húmus. Clique aqui para acessar o passo a passo desse procedimento.

 

A outra forma, mais conhecida, é deixar a composteira destampada por alguns minutos após a troca das caixas. Como as minhocas não gostam de claridade, elas “mergulharão” no adubo. Para acelerar esse movimento das minhocas, remova um pouco o adubo. Após as minhocas mergulharem, raspe o húmus de cima com uma pazinha retirando o húmus aos poucos. À medida em que as minhocas aparecerem novamente espere mais um pouquinho, pois elas se aterrarão mais e você poderá raspar mais uma camada.

Repita esse procedimento até a camada de adubo ficar com aproximadamente 5 cm de altura e/ou com grande concentração de minhocas. Durante esse processo, recomendamos separar as minhocas que eventualmente foram retiradas juntamente com o adubo para devolvê-las para o sistema. A intenção é de que elas permaneçam na composteira!

Para facilitar a compreensão, gravamos esse vídeo com a explicação dessas 2 maneiras que recomendamos para retirar o húmus da Humi:

 

E aí o que achou? Bem simples não é!? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe com a nossa comunidade a sua experiência.

Deixe seu comentário
31 respostas
  1. RACHEL ARENTZ BANDEIRA
    RACHEL ARENTZ BANDEIRA says:

    Acho que a minha caixa está enxe do rápido demais. Mas tenho uma dúvida que não encontrei resposta em nenhum local. Devemos ficar revirando o composto da caixa de cima de tempos em tempos? E quando vamos trocar as caixas de posição pela primeira vez, a caixa que vai para cima está apenas com serragem as minhocas subirão sozinhas?

    Responder
    • Claudio
      Claudio says:

      Oi Rachel,
      Não há necessidade de revirar o conteúdo das caixas. As minhocas já fazem isso naturalmente. Mas se você quiser revirar uma vez ou outra, vai aumentar a oxigenação interna e acelerar o processo, mas faça isso com cuidado para não machucar as minhocas. Você trocará as caixas de posição quando a caixa de cima estiver completamente cheia e não tiver mais espaço nela para colocar os novos resíduos. Antes de trocar as caixas de posição, puxe um pouco a serragem que está frente dos furos laterais para liberar a fluxo de ar nessa caixa que descerá. Não há necessidade de manusear as minhocas nesse momento, algumas minhocas subirão naturalmente para a caixa de cima.

      Responder
  2. Sueli
    Sueli says:

    Cláudio, obrigada. Seriedade e objetidade. Minha segunda dúvida é: na compostagem sem as minhocas, havia a produção de fertilizantes líquido e agora nem uma gotinha… Essa produção deixa de existir? Obrigada, Sueli

    Responder
  3. Marlon
    Marlon says:

    No processo sem as minhocas, leva aproximadamente quanto tempo para o composto ficar pronto após a caixa encher? O processo de retirada é o mesmo sem as minhocas?

    Responder
    • Claudio
      Claudio says:

      Olá Marlon,
      Sem as minhocas o processo demora o dobro do tempo. O processo de retirada é semelhante… mas sem a necessidade de separar as minhocas do adubo.

      Responder
  4. Tathiana Lima
    Tathiana Lima says:

    Boa tarde Claudio.
    Tenho a Humi há alguns anos, mas sempre as minhocas “morrem”.
    Como a minha caixa enchia muito rápido, comprei uma outra caixa digestora e estamos trabalhando com 3 caixas, assim a caixa mais baixa fica por volta de 3 meses parada compostando. Mas já adquiri minhocas 3 vezes e elas sempre “somem”. Entendo que elas morrem por algum motivo. Uso cítricos como laranja e maracujá 1x na semana. Será que pode ser por isso? Tem 6 meses que estou compostando sem minhocas, mas vejo que o composto não fica tão sequinho. Às vezes mesmo na caixa baixa ainda consigo reconhecer alguns pedaços dos cítricos. Sempre cortamos as cascas das laranjas e maracujá em pedaços pequenos; somos 4 pessoas em casa mas fazemos a polpa e às vezes usamos 5 ou 6 cascas.
    Qual a sugestão de procedimento neste caso?
    Obrigada

    Responder
    • Tathiana Lima
      Tathiana Lima says:

      As minhocas normalmente na troca da caixa estão lindas, grandes e se multiplicaram normalmente. Após a primeira troca, ou seja, depois de 3 meses é que não as encontro mais. Aconteceu isso nas duas últimas vezes que adquiri as minhocas.

      Responder
    • Claudio
      Claudio says:

      Olá Tathiana, normalmente as minhocas somem quando há infestação de larvas de mosca soldado, será que vocês não tiveram infestações dessas larvas? A princípio, a quantidade de cítricos que vocês estão colocando não é problema. Minha sugestão é de vocês conseguirem mais minhocas para recomeçar a popular a Humi.

      Responder
  5. Luciana
    Luciana says:

    Fiz minha primeira retirada de húmus da caixa, depois de exatos 2 meses. A parte de cima ainda tinha serragem. Eu preciso mexer de vez em quando esse material? E meu adubo estava bem úmido, diferente do vídeo… É assim mesmo? Tenho procurado secar a matéria antes de colocar na caixa…

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.