Enquanto o húmus que você tirou do minhocário descansa para ser usado no plantio, você já pode preparar os materiais que você usará.

São infinitas as possibilidades de recipiente para o plantio. Tudo depende do tipo de planta que deseja cultivar e do que houver disponível em sua casa.

Se for utilizar vasos prontos, dê preferência ao feitos com barro/cerâmica aos feitos com plástico, pois preservam melhor a umidade e a temperatura. Porém, existem diversos materiais reutilizados que funcionam bem para o plantio doméstico, como garrafas pet, caixas, baldes, tubos de pvc, caixas de feira ou até panelas velhas e sapatos. Faça uma busca pela internet para se inspirar e colher idéias. Mas, principalmente, use sua imaginação.

Desenho de compostoDICA:

Caso utilize vaso de cerâmica, deixe-o imerso em água por 24h antes do plantio. Este processo de ‘cura’ faz com que o vaso não puxe tanta água e nutrientes da terra.

Em muitos casos, as raízes desenvolvem um formato condizente com o desenho da planta que enxergamos acima do solo. Portanto, tente observar plantas crescidas e entender as formas. Mas esta não é uma regra geral. Assim, sempre vale uma breve pesquisa por imagens da planta inteira na internet.

O SOLO

Você vai precisar recriar a estrutura do solo no recipiente que escolheu para plantar.



01. MATÉRIA ORGÂNICA
A cobertura de matéria orgânica (folhas secas, cascas de árvore, palha), tem o papel de proteger o solo da exposição ao sol, vento e chuva, evitando que água e nutrientes sejam perdidos através da evaporação. Além disso, essa matéria irá se decompor em partículas menores e, com o passar do tempo, formar a camada seguinte.

02. HÚMUS
A camada de húmus é a maior fonte de nutrientes do solo e deve ser constantemente alimentada. É também aonde se concentram boa parte dos microrganismos que trabalham para decompor toda a matéria orgânica até se tornarem acessíveis às plantas através das raízes. Para formar esta camada, misture o composto extraído do seu minhocário com um pouco de carvão triturado e areia.

03. AREIA
A areia, além de carregar diversos minerais, tem a função de ajudar na drenagem do solo e evitar a compactação.

04. PEDRA
A camada de pedra tem a função de dar sustentação ao solo e facilitar na continuação da drenagem da água. Utilize uma manta Bidim ou pedaço de tecido (pode ser uma camiseta velha) sobre essa camada, para evitar que as pequenas partículas da camada de cima escorram aos poucos para fora do vaso ou entupam os furos de drenagem.

05. LENÇOL FREÁTICO
Lençol freático é a camada por onde a água escorre evitando acúmulo. Faça furo no seu recipiente para imitar esta função.

Esperamos que você goste dessas dicas!

Deixe seu comentário